Garra Team

Modalidades

Muay Thai

O Muay Thai (Tailandês: Muay = arte e Thai = livre) também conhecido como Boxe Tailandês, é o esporte nacional da Tailãndia. Arte Marcial criada há mais de mil anos, é considerada uma das mais poderosas lutas de troca (contato total) do mundo.

É conhecido como "A Ciência das Oito Pontas", pois caracteriza-se pelo uso dos cotovelos, joelhos e golpes violentos com a canela e pés, além dos punhos.

Uma luta que além de ter os socos devastadores do boxe inglês, é considerada a arte marcial que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos. Considerada hoje como uma das melhores lutas de contato do mundo, o Muay Thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta muito agressiva que desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e auto-confiança. A Confederação mundial de Muay Thai baniu as cotoveladas das lutas oficiais para preservação dos atletas, sendo consideradas apenas nas regras asiáticas.



História

Existem várias versões sobre a origem do boxe tailandês. A mais aceita pela maioria dos mestres de boxe tailandês e também por vários historiadores tailandeses é a seguinte:

A origem do povo Tailandês é a província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé na China Central. Muitas gerações atrás eles migraram da China para o local onde atualmente é a Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura. Do seu local de origem, a China, até o seu destino, os tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram muitos ataques de bandidos, de senhores da guerra, de animais, e também foram acometidos de muitas doenças. Para protegerem-se e manterem a saúde, eles criaram um método de luta chamado "Chupasart".

Esse método de luta e auto-defesa fazia uso de diversas armas como por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc. No treino do "Chupasart", frequentemente ocorriam acidentes que causavam algumas vezes graves ferimentos aos praticantes. Para que eles pudessem treinar sem ferir-se, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, o precursor do atual boxe tailandês. Assim eles podiam exercitar-se e treinar mesmo em tempos de paz e sem o risco de ferir-se.

No início, o boxe tailandês era muito parecido com o kung fu chinês — um fato normal levando-se em conta a origem do povo tailandês. O antigo boxe tailandês utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. Com o tempo, ele foi modificando-se e transformou-se no estilo de luta que é hoje.



Quem pode praticar?

O Muay thai é a arte marcial das oito armas e trabalha o instinto do praticante levando o mesmo a um condicionamento físico geral excelente. É considerada uma das mais eficientes lutas em pé do mundo sendo comprovado sua eficiência nos grandes eventos de lutas mundiais. Os praticantes podem ter de 08 a 65 anos de idade.

« Voltar ao topo

Visite também

Apoio

Bento Gonçalves  -  RS  -  Fone: (54) 9605.0055  -  eduardo@garrateam.com.br